Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim
Notícias

Recebeu SMS dizendo que está no cadastro positivo? Entenda o que significa

Consumidores já começaram a ser avisados por SMS, e-mail ou carta sobre a criação de seu cadastro positivo. A mensagem pode surpreender, já que a abertura do cadastro é automática, o que significa que o cliente não precisa autorizar o envio dos dados. O SMS, por exemplo, diz o seguinte: “O seu Cadastro Positivo foi aberto nos birôs Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil. Mais detalhes: brasilnopositivo.com.br”….

O cadastro positivo é um registro que considera o pagamento de contas em dia, dizendo se o consumidor é um bom pagador. É o contrário do cadastro negativo, mais conhecido. O negativo lista quem está com o nome sujo, registrando as contas em atraso e os calotes. Apesar de o consumidor não precisar dar autorização, ele deve ser avisado individualmente quando seu nome for incluído no cadastro positivo. Quem não quer fazer parte, deve procurar uma das quatro gestoras e pedir para seu nome ser excluído. A que receber o pedido deve avisar as outras três. O cancelamento do cadastro pode ser feito pela internet, por telefone, por correio ou pessoalmente.

O cancelamento do cadastro pode ser feito pela internet, por telefone, por correio ou pessoalmente. Mais informações podem ser conferidas no site da ANBC. Depois do cancelamento, o consumidor pode pedir para abrir novamente o cadastro, se desejar, entrando em contato com uma das gestoras. O período que ficou de fora, porém, não será levado em conta para melhorar a nota no cadastro, segundo a ANBC. A lei que autoriza a inclusão automática no cadastro foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, e as regras foram esclarecidas por um decreto em julho.

Avisos começaram no mês de julho de 2019, saiba mais, clique no link: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/20/mensagem-aviso-cadastro-positivo.htm

Comentários não são permitidos.