Desenrola Brasil: programa do Governo Federal

O Desenrola Brasil é um programa do Governo Federal que visa combater a crise de inadimplência no país causada pela pandemia e pelas mudanças nas taxas de juros. O programa será executado em três etapas:

1-Extinção de dívidas bancárias de até R$ 100: As pessoas físicas que possuem dívidas bancárias de até R$ 100 terão seus nomes automaticamente limpos pelas instituições financeiras, permitindo que elas voltem a ter acesso a crédito e outros serviços.

2-Renegociação de dívidas bancárias: Pessoas físicas com renda de até R$ 20 mil e dívidas em banco, sem limite de valor, poderão negociar diretamente com os bancos para regularizar suas situações financeiras. O governo oferecerá incentivos regulatórios às instituições financeiras para que elas aumentem a oferta de crédito.

3- Adesão de devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico e dívidas de até R$ 5 mil: A terceira etapa ocorrerá em setembro e permitirá que pessoas com essas características também possam participar do programa de renegociação.

O programa permite a renegociação de dívidas negativadas de crédito de 2019 até 31/12/2022, e a adesão por parte dos credores, beneficiários e bancos é voluntária. Já estão participando do programa diversas instituições financeiras, incluindo Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Inter, PicPay, Mercado Pago e LuizaCred.

Os devedores da Faixa 1 terão acesso ao Desenrola Brasil mediante cadastro e acesso ao site, após suas dívidas serem contempladas no leilão conforme a Portaria Normativa MF nº 634/23.

🔗Saiba mais no site: gov.br.
Fonte: Governo Federal.

📝: Lilian Teles- Ascom – CDL Petrolina