Presidente da CDL Surubim concede entrevista para a Rádio Jornal Limoeiro AM 660

Na manhã desta terça-feira (19), a Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL Surubim), Roberta Aguiar, concedeu entrevista ao comunicador da Rádio Jornal Limoeiro, Alfredo Neto, na pauta, ações da entidade, parcerias, seca, dificuldades, falta de segurança e alternativas do empresário não desistir do comércio.

De acordo com Roberta, a crise nacional está também refletindo no interior, muitas dificuldades no comércio local, as vendas caíram em média 20%, comparando com o ano de 2014, além do aumento dos custos. Sobre as expectativas do Dia das Mães, por ser a segunda data de crescimento do comércio, ficando atrás apenas da data do Natal, foi notório a redução das vendas. “Mas temos que ter esperanças, esperamos melhorar, e que retome o crescimento das vendas.” Disse a Presidente.

Além da crise econômica, outro fator que está afetando é a seca, “por vivermos no interior, com as estiagens e muita gente que sobrevive da agricultura, tem diminuído o dinheiro na mão do agricultor, consequentemente gira menos dinheiro na cidade. Além de também está afetando na área de confecções, por Surubim fazer parte do Polo de Confecções do Agreste, muitas empresas fecharam em decorrência da falta de água, principalmente quem trabalha com o Jeans, pois aumenta nos custos da produção. Com o aumento do nosso comércio, reflete o aumento da criminalidade. Por parte da CDL, estamos promovendo reuniões com o poder público, Juízes, Promotoria Púbica, Polícia Militar e Civil, com o objetivo de tentar ver pontos e melhorias para o comércio e para a cidade.

Muitas lojas, franquias chegando, Surubim vai se tornando uma cidade polo, nos tornamos um comércio central pra região, contudo, vale ressaltar que acarreta na inflação, nos pontos comerciais, por exemplo, o preço dos aluguéis. Acarretando nos custos fixos da empresa, aluguel, pessoal, produtos e as vendas diminuindo. “Está sendo muito difícil de manter para os pequenos empresários, necessário ter cautela na hora de comprar os produtos, no ato da contratação e cativar o cliente o máximo que puder, fazendo promoções e campanhas”.

Entre outros pontos abordados, a importância do Projeto Zona Azul em Surubim, por ser referência na região. A importância da Formalidade por parte de pequenos empreendedores (MEI). O Projeto Ciclofaixa em Surubim, uma parceria conjunta, da Prefeitura municipal, SDS Surubim e a CDL, que contou com o apoio das empresas custeando os cones, em contra partida, terão sua marca divulgada. Aproveitando o espaço, fez um convite aos empresários não sócios da região a se associarem a entidade. “Nós comerciantes, quanto mais unidos, mais forças nos teremos”. Na oportunidade, agradeceu ao espaço concedido por parte do comunicador e da emissora, concluiu Roberta Aguiar.