Comércio varejista tem 300 mil vagas em todo o País

BRASÍLIA (ABr) – Em todo o País, cerca de 300 mil vagas de emprego temporário estão disponíveis no comércio varejista, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), vinculado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o estudo, 293,2 mil comerciantes (28% do total) já começaram ou deverão contratar mão de obra para suprir a demanda de fim de ano – 44% das vagas disponíveis deverão ser ocupadas só em novembro. Os salários médios de 85% dos trabalhos temporários em 2012 deverão variar entre um e dois salários mínimos (de R$ 622 a R$ 1,2 mil), mais as comissões por vendas. Apenas 1% dos comerciantes pretende pagar mais de seis salários (R$ 3,7 mil).

Dessas contratações, a expectativa é que pelo menos 80% sejam efetivados. “A taxa de efetivação é alta. Muitos varejistas aproveitam o período para fazer troca de funcionários, pois nem sempre há 100% de satisfação em relação ao quadro, com pessoas preparadas e comprometidas. Se os temporários se saem muito bem e têm interesse, as chances são grandes. O trabalho temporário é uma oportunidade de buscar novos talentos”, informou o economista do SPC, Nelson Barrizzelli.

As funções mais procuradas são as de vendedor (71%), caixa (26%) e estoquista (17%), atividades relativamente simples de se exercer, que não requerem treinamento especializado, considerando o tempo limitado. Os setores em que deverá haver a maior quantidade de vagas nessas áreas são o de vestuário, calçados, tecidos, perfumaria e cosméticos. O estudo do SPC aponta que grande parte das empresas contratantes têm até nove funcionários (55%) e mais de um estabelecimento (46%).

A dica do economista do SPC para encontrar uma vaga entre essas oportunidades é procurar diretamente a empresa e levar o currículo, com informações sobre escolaridade, experiências anteriores, justificativas para buscar a função e expectativas para o futuro.