Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim
Notícias

Você sabe o que é consumo sustentável? Veja o quanto o brasileiro sabe sobre isso

O consumo sustentável se traduz em práticas adotadas pelos indivíduos pensando na preservação do planeta. Pesquisa divulgada na quarta-feira (6) pelo Ministério do Meio Ambiente revelou que quase 70% dos brasileiros desconhecem o que é consumo sustentável. O estudo é conhecido como “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, e está em sua décima edição.

A constatação é de que 66 em cada 100 brasileiros simplesmente desconhecem o assunto. Outros 34% disseram ter ouvido falar sobre o tema, mas não possuem nenhum conhecimento muito aprofundado. A pesquisa, que foi realizada entre 15 e 30 de abril de 2012, mostrou que 3% apontou erroneamente que consumo sustentável é “comprar produtos mais baratos”.

RIO +20
Apenas 22 em cada 100 brasileiros afirmam ter ouvido falar da Conferência “RIO +20”, percentual bastante alto em se tratando de evento especializado e com temas que não são de caráter popular.

Dos que afirmaram ter conhecimento sobre a conferência, “89% acham que o evento vai focar em aspectos de mudança sobre a forma como a sociedade utiliza os recursos naturais do Planeta mostrando que no senso comum, o vínculo que se faz é com o meio ambiente, na realidade apenas uma das dimensões da Rio +20”, pontua o estudo.

Homens versus mulheres
Em relação aos produtos orgânicos, desde 2001 vem aumentando a disposição do consumidor brasileiro para comprar esses itens. Além disso, a pesquisa confirmou que a mulher é quem exerce o maior poder de decisão de compra no domicílio, principalmente para o abastecimento da família.

Por outro lado, os homens são os que dão a última palavra quando o assunto são os itens classificados como bens duráveis (eletroeletrônicos) ou férias no exterior. Os únicos itens em que os filhos opinam com força são os cursos de inglês ou informática.

A pesquisa
O estudo “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” – edição 2012 -, Contou com a colaboração de técnicos em pesquisa das empresas Pepsico, Walmart e Unilever.

Fonte: http://www.infomoney.com.br / Foto: CI Florestas

Comentários não são permitidos.